STOCK CAR - DE VOLTA AO BATENTE


Nesta semana teremos o ínicio da temporada 2022 da Stock Car, nesta que seguramente foi uma das menores pausas entre o final de uma temporada e o inicio de outra mesmo não havendo mudanças no regulamento. Muitos pilotos da categoria também competem fora do Brasil e esse intervalo menor, pode significar menos tempo para preparação junto as equipes.


Porém devemos considerar - e verdade seja dita - a Stock Car não realiza testes coletivos de pré-temporada e nem permite às equipes colocar na pista seus carros para ajustes e desenvolvimento – tudo o que as equipes e pilotos tiverem para tirar de dúvidas dos seus carros, será realizado nos treinos livres e no classificatório para a corrida de domingo, o que de certa forma até minimiza o efeito das curtas férias entre uma temporada e outra.

Uma nova temporada vai se iniciar cheia de novidades e desafios. Foto: Oswaldo Oliveira

E há ainda outro fator que deve ser muito bem lembrado, especialmente no inicio do campeonato deste ano: a primeira corrida será a badalada Corrida de Duplas e sendo assim, cada piloto titular dividirá seu carro com o convidado para a prova e sendo assim, terá menos tempo para familiarizar-se com o equipamento.

Muitos pilotos estarão nos mesmos times que estavam no ano passado, porém outros vão estrear em uma nova casa e isto é um fator que pode ser decisivo nesta primeira prova, pois mesmo se tratando de profissionais de alto nível que há nos times, situações de corrida só podem ser avaliadas numa corrida e desta forma, esta primeira prova será para os de casa nova o momento de conhecer esta dinâmica da equipe.

Leist e Petecof formarão estarão juntos na Corrida de Duplas. Reprodução Full Time

E neste meio todo ainda há nomes como os de Gianluca Petecof e Arthur Leist, que vão pilotar pela primeira vez um carro da categoria. E mesmo sendo jovens já são pilotos muito gabaritados para a empreitada! Sabemos que os carros da Stock Car não são os mais fáceis de ser pilotados e isto fica claro se levarmos em consideração o tempo de adaptação que Felipe Massa, ex-piloto de Fórmula 1 e Tony Kanaan que ainda corre na IndyCar, têm levado para se adaptar à categoria, por mais conhecimento e competência que possuem.

Em suma, entramos em mais uma temporada da maior categoria do automobilismo nacional e seguramente teremos mais um campeonato de tirar o fôlego! Uma das grandes provas de sua grandeza é o fato do grid ser composto por mais de 30 carros, com um campeonato quase sempre decidido na última prova, como aconteceu no ano passado, onde três pilotos lutaram pelo título até a etapa final.

Foto da capa: Marcio de Luca

Compartilhe esse post:


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
stockcar
stockseries
chevrolet
toyota
corolla
cruze
automobilismo
velocidade
turismo