RALLY - QUINTO DIA DE COMPETIÇÕES NO DAKAR


No quinto dia de competição no deserto da Arábia Saudita, o príncipe do Qatar Nasser Al-Attiyah continua imbatível com sua Toyota GR Hylux, vencendo mais uma hoje.


Extraoficialmente a vitória seria de Yazeed Al-Rajhi (Overdrive Toyota), porém o saudita foi penalizado (a ASO ainda não informou o motivo da penalização, apenas a notificou de momento) e com isto Al-Attiyah herdou o primeiro lugar, alargando ainda mais sua vantagem para Sebastien Loeb, que terminou a especial de hoje na segunda posição e está no mesmo posto na classificação geral, com 38m05 de desvantagem para a ponta.

O espanhol Carlos Sainz mais uma vez mostrou a força do seu buggy elétrico da Audi, com o RS Q eTron encerrando o dia na terceira posição, o que só demonstra que o projeto inovador dos alemães tem um grande potencial e estaria numa ótima posição se não tivesse ocorrido toda aquela confusão em um “way point” no segundo dia de prova, quando perdeu quase duas horas e meia.

Os brasileiros Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs continuam sua luta na competição, porém com um dia não dos melhores, encerrando na 65ª posição, porém se mantendo em 48º no ranking geral.

Nos SSVs nossa dupla brasileira Rodrigo Luppi/Maykel Justo encerrou o dia na primeira posição, mantendo o norte-americano Austin Jones (que tem o brasileiro Gustavo Gugelmin como navegador) em sua alça de mira, estando com apenas 5m13 de desvantagem agora.

Nos quadriciclos o argentino naturalizado norte-americano Pablo Copetti mantém-se firme na ponta e nosso brasileiro Marcelo Medeiros vem aos poucos escalando o pelotão, figurando agora na quinta posição da classificação geral, mas com 1h15m35 de distância da ponta.

Já nos caminhões o domínio absoluto dos russos da Kamaz parece impossível de ser quebrado, ainda que Andrey Karginov tenha encerrado o dia na 18ª posição, depois de ter passado por alguns problemas na especial de hoje. Karginov que ontem estava em terceiro, caiu para sétimo na classificação geral.

Porém, ainda assim temos um 1-2-3 da Kamaz na ponta, tanto na especial de hoje, como na geral: Eduard Nikolaev encerrou o dia em primeiro (segundo na geral), com Anton Shibalov em segundo (terceiro na geral) e Dmitry Sotnikov em terceiro, que no apagar das luzes do dia subiu para o primeiro lugar na classificação geral.

Nas motos o inglês Sam Sunderland (GasGas) se manteve na ponta da classificação geral, mesmo tendo encerrado o dia na sexta posição. O ponteiro do dia foi o espanhol Joan Barreda (Honda), seguido do chileno Pablo Quintanilha (Honda), com o top 3 sendo completado pelo português Rui Gonçalves (Sherco).

Amanhã a caravana do rally da morte permanecerá em Riyad, cuja especial terá 346 Km de distância.

Compartilhe esse post:


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
dakar2022
rallydakar
dakar
dakarrally