DAKAR CLASSIC - CONHEÇA UM POUCO DA CATEGORIA QUE É SUCESSO NO MAIOR RALLY DO MUNDO


A segunda edição do Dakar Classic contará com algumas novidades que tornarão a categoria mais atrativa do ponto de vista esportivo. Haverá grupos diferentes dependendo da velocidade e tempo dos veículos e a navegação será premiada assim como a regularidade.


O Dakar Classic foi sem dúvida a categoria revelação em 2022. Quando o assunto foi inscrições, a categoria foi sucesso total para a edição 2022. Depois das 24 equipes que participaram de 2021, a segunda edição terá cerca de 149 veículos antigos inscritos para correr na Arábia Saudita.

Modelos que foram sucesso no passado voltam para o delírio dos saudosistas. Reprodução

Sem dúvida, os pioneiros de 2021 inauguraram algo especial que certamente deixará sua marca no mundo do rally. Poder desfrutar destas lindas máquinas, muitas delas icónicas no mundo do rally é algo que ficará para sempre na memória dos mais saudosistas e apreciadores destes veículos.

Mas o Dakar Classic veio para ficar, por isso, além da beleza de se ver carros, caminhões e carrinhos históricos, é importante destacar que os participantes não vêm simplesmente para desfilar mas agora, vem para entrar em uma "disputa" de verdade.

Até os Fuscas aparecem no Dakar Classics! Reprodução

A ASO decidiu que não se trata apenas de uma corrida de regularidade, onde os pilotos devem respeitar uma velocidade média e completar o trecho no tempo estipulado, mas também haverá um fator de navegação nas especiais de cada etapa. Assim, será uma corrida de constância, composta por “Testes de Regularidade” e “Testes de Navegação”

Desta forma, os pilotos deverão passar por setores de navegação a cada dia, onde o não cumprimento dos check-points determinados serão penalizadoso. Com isso, o papel do navegador será muito mais importante nesta edição. 

Não será a única novidade, já que os veículos serão divididos em três categorias de acordo com o seu tempo:

A- Veículos construídos antes de 01/01/1986
B- Veículos construídos entre 01/01/1986 e 31/12/1996
C- Veículos construídos entre 01/01/1997 e 31/12/1999

Além disso, os participantes terão a possibilidade de escolher três tipos de grupos, dependendo da velocidade média a que desejam ir. Desta forma, haverá:

-Um grupo H1, com velocidade média baixa (não disponível para a categoria C);
-Um grupo H2, de velocidade intermediária média;
-E um grupo H3, velocidade média alta (não disponível para categoria A). 

Íconico DARF Turbo Twin do Team De Rooy estará presente. Reprodução

Entre os inscritos estão veículos de todos os tipos: vários Porsche 911, o Peugeot 205 Turbo 16, os buggies Sunhill e Cotel, o Lada Niva, o Fiat Panda e os Beetles (Beattle). Haverá também a participação de alguns modelos mais modernos, como o Mitsubishi Pajero/Montero, o Nissan Patrol e o Toyota Land Cruiser, entre muitos outros. Vários deles já foram vistos no porto de Marselha (Ver Galeria).

Várias gerações do Dakar juntas. O espirito do deserto é tentador e trouxe estas lendas de volta. Reprodução

Para já, o Dakar Classic acrescenta alguns aspectos que vão tornar a categoria mais interessante, com a oportunidade de mais equipas participarem no futuro deste Dakar paralelo que se corre em outras estradas, mas com a mesma paixão.

Compartilhe esse post:


Renato Moraes

Autor

Renato Moraes

TAGS:
dakar
dakar2022
dakarclassics
rally