NASCAR: CHARLOTTE 600 MARCADA POR ACIDENTES, AMARELAS E VITÓRIA INÉDITA


A Nascar realizou neste final de semana a prova mais longa da temporada, a Coca-cola 600 em Charlotte, a prova foi marcada por acidentes e bandeiras amarelas, a prova originalmente é disputada em 400 voltas, porém este ano a prova teve ao todo 413 voltas devido a duas prorrogações transformando assim a prova de 600 em 619.5 milhas, sendo essa a prova mais longa da história da categoria até hoje. Das 413 voltas, 90 foram percorridas em bandeira amarela, foram 18 intervenções ao longo da prova que ainda contou com uma bandeira vermelha que durou 11 minutos.


Após longas 5 horas e 13 minutos, 31 trocas de liderança entre 13 líderes diferentes, dos 37 pilotos que começaram a prova, apenas 20 cruzaram a linha de chegada. E o primeiro a ver a quadriculada foi Denny Hamlin da equipe Joe Gibbs Racing. Hamlin começou a prova na pole, porém o piloto do Toyota Camry #11 das 413 voltas liderou apenas 15, mas ao menos cruzou a linha de chegada em primeiro naquela que é a mais importante, a última, conquistando assim sua primeira vitória na Coca-cola 600 com uma margem de apenas 0,014 centésimos a frente de Kyle Busch.

ESTÁGIO 1

Um primeiro estágio pra lá de movimentado, ao menos seu início até a primeira metade, foram mais de 7 líderes diferentes, 4 bandeiras amarelas, uma dessas amarelas foi causada pela rodada de Kyle Busch. O piloto do Toyota Camry #18 da Joe Gibbs Racing conseguiu salvar seu carro do contato contra o muro e voltou para a corrida.

Após a primeira metade do primeiro estágio, quem dominou a festa foi a Hendrick Motorsport, Chase Elliott assumiu a ponta e rumava para uma vitória tranquila de segmento, porém faltou tratar isso com Tyler Reddick. Reddick chegou a pressionar Elliott nas últimas voltas, mas sem êxito algum, com isso o líder da temporada venceu seu 3° segmento no ano, Reddick chegou em segundo, com Christopher Bell em terceiro, Ross Chastain em quarto e Bubba Wallace fechando os cinco primeiros. Kyle Busch, que havia liderado 27 voltas antes da rodada, se recuperou e terminou o primeiro estágio fechando os 10 primeiros.

ESTÁGIO 2

O estágio 2 começou como terminou o estágio anterior, com Elliott puxando o pelotão, porém poucas voltas após a bandeira verde, Ross Chastain aproveitando o ano maravilhoso que vem tendo na Cup assumiu a liderança deixando o líder da temporada para trás após pouco mais de 10 voltas completadas. A primeira amarela do segmento foi causada por Bubba Wallace após rodar na saída da curva 4. Bubba vinha fazendo uma prova constante e já havia liderado 6 voltas até o momento. A relargada veio na volta 32 de 100 do segmento, novamente a briga pela liderança ficou entre. Chastain e Elliott. Desta vez melhor para Elliott que pulou na frente e deixou Chastain para trás para ser atacado por Ryan Blaney que aparecia entre os líderes pela primeira vez na prova.

Quem começou a aparecer no meio do segmento era Kurt Busch que chegava rápido em Ross Chastain, porém a amarela causada pela batida de Austin Cindric na volta 48 do segmento esfriou um pouco a disputa. A amarela novamente foi causada devido um furo de pneu traseiro, o terceiro acidente semelhante na etapa. Ryan Blaney e Kyle Larson optaram por não entrar nos boxes e largaram na primeira fila, porém logo foram superados por Elliott, Chastain e Kurt Busch. A escolha em não trocar os pneus de Blaney e Larson custaram cara para ambos. Primeiro Blaney raspando no muro após perder a traseira do carro, e na mesma volta Kyle Larson acabou rodando na saída da curva 4 chamando assim mais uma amarela.

Verde com 30 para o final do estágio e a Track House apareceu fazendo P1 com Ross Chastain e P2 com Daniel Suarez após Suarez fazer uma belíssima largada de 4° para segundo passando por Kurt Busch e Chase Elliott. A prova seguia tranquila até a amarela aparecer novamente faltando 15 voltas para o final, desta vez Chase Elliott rodou após um toque no muro que deixou um dos favoritos à vitória praticamente fora da disputa já que o toque afetou o conjunto da suspensão traseira direita.

Relargada com 10 para o final Ryan Blaney que estava na 4 fila acabou rodando e provocou um acidente que envolveu 12 carros. Entre eles nomes como Kurt Busch, William Byron, Denny Hamlin, Brad Keselowski, Kevin Harvick, Martin Truex Jr, entre outros.

Com uma bela relargada faltando 4 voltas para o final do segmento, Daniel Suarez reassumiu a ponta da prova com Ross Chastain logo atrás e Eric Jones em terceiro e assim foram até o final do segmento. Suarez primeiro, Chastain segundo, Jones terceiro, Briscoe quarto e Ricky Stenhouse Jr fechando os cinco primeiros. Tudo isso e ainda era apenas a metade da prova que ficava para trás.

3 SEGMENTO

O reinício do terceiro segmento foi com Joey Logano puxando o pelotão com Kyle Busch em segundo, ambos optaram por não parar nos boxes no final do estágio anterior, mas Daniel Suarez que havia parado nos boxes logo tratou de assumir a ponta seguido pelo seu companheiro de equipe Ross Chastain deixando Logano na terceira posição. A primeira amarela do segmento veio logo no início na volta 20 após Kevin Harvick raspar no muro, aproveitando a amarela Daniel Suarez entrou nos boxes para fazer alguns ajustes em seu carro.

Na relargada dividindo a primeira fila com Logano, Chastain não teve dificuldades para pular na ponta já que tinha pneus mais novos que o rival. Enquanto isso, Suarez vinha escalando o pelotão, em apenas 6 voltas já estava novamente entre os 5 primeiros devido os pneus novos. E mantendo o ritmo alucinante, o mexicano passou por Briscoe e Logano sem esforço nenhum, assumindo novamente a vice liderança da corrida pouco antes da metade do segmento.

Trackhouse fazia grande prova com Chastain e Suarez. Divulgação

Na volta 46 Suarez chegou e sem cerimônia passou seu companheiro assumindo a ponta da corrida, momentos depois mais uma amarela, Noah Gragson rodou na saída da curva quatro. Com isso todos entraram nos boxes, com uma parada muito ruim, Joey Logano caiu para a décima posição, e pior ainda para o líder Daniel Suarez que caiu para a décima terceira posição e teria que remar tudo novamente, porém agora em situação de igualdade já que todos tinham trocado os pneus. Ross Chastain novamente largou muito bem a pulou na frente deixando a briga pela segunda posição entre Tyler Reddick e Chase Briscoe.

Ao passar do segmento em bandeira verde, novos antigos surgiam na prova. Larson vinha se recuperando após sua rodada no segundo segmento e estava em terceiro buscando se aproximar de Chase Briscoe. Denny Hamlin, que havia se envolvido no big one provocado por Blaney, estava na quinta posição. A poucas voltas do final do segmento, novamente problemas para Kyle Busch. O piloto do #18 teve um furo de pneu enquanto estava na décima quarta posição e acabou ficando 2 voltas atrás do líder.

Chastain venceu o segmento 3. Divulgação

Elliot venceu o primeiro segmento, Suarez venceu o segundo segmento e Ross Chastain acabou por vencer o terceiro segmento, com Briscoe em segundo, cruzando a linha a 0,01 centésimos a frente de Kyle Larson o terceiro, Tyler Reddick veio em quarta e fechando os cinco primeiros Daniel Suarez que havia relargado em décimo terceiro após o péssimo pit stop. Após os pit stops ao final do terceiro segmento, Chase Briscoe saiu na ponta seguido por Chastain. Novamente a Track House fez uma péssima parada com o carro de Daniel Suarez derrubando o piloto de quinto para oitavo.

RETA FINAL DA MARATONA

Novamente Chastain dividindo a primeira fila com Reddick. Porém desta vez Reddick era o líder. E assim se manteve após a relargada, deixando Chastain em segundo sendo muito atacado por Cole Custer e Kyle Larson. Larson em uma ótima largada, logo tratou de despachar Custer e passou a atacar Chastain pela vice-liderança, mas teve que se contentar com a terceira posição já que Chastain se defendeu muito bem e manteve a vice-liderança, com isso passou a diminuir aos poucos a diferença que havia entre ele e o líder. A 77 voltas para o final da prova Chastain pelo lado de baixo na curva quatro, passou por Reddick sem dificuldades e abriu uma pequena vantagem para Reddick que passou a ser pressionado por Larson.

Restando 62 voltas para o final, a vibração relatada por Reddick a algumas voltas atrás se transformou em um estouro de pneu para o piloto do Camaro #8 enquanto o mesmo estava em segundo lugar na corrida. Com isso mais uma amarela, e na hora certa já que essa parada seria o suficiente para todos irem até o final sem necessitar parar nos boxes novamente. Ross Chastain saiu na ponta e novamente Daniel Suarez que tinha se recuperado na pista e estava em quarto foi tudo por água abaixo após perder novamente 3 posições devido ao péssimo trabalho de sua equipe nos boxes. No reinício a primeira fila era formada por Ross Chastain e Kyle Larson. Aproveitando o belo empurrão de Cole Custer, Ross Chastain pulou na frente, deixando Larson para trás.

SUSTO ENTRE SUAREZ E BUESCHER

Antes de completar uma volta em verde, Daniel Suarez acabou rodando após um toque com Briscoe em plena reta, ao rodar foi acertado por Chris Buescher acabando com a corrida de ambos. Buescher acabou indo para a grama onde o carro sofreu um efeito de alavanca ao travar a roda quebrada na grama fofa, o carro de Chris Buescher foi projetado no ar capotando por várias vezes até parar de ponta cabeça. Por sorte o piloto do #17 nada sofreu. Após o acidente a prova entrou em bandeira vermelha.

A relargada novamente, Chastain e Larson, porém dessa vez quem largou melhor foi Kyle Larson que pulou na frente, deixando Chastain para ser atacado por Chase Briscoe. Briscoe com muito mais ação, também ultrapassou Chastain, derrubando o piloto da Track House para terceiro. Larson seguiu como líder sendo seguido de perto por Briscoe até faltar 14 voltas, quando Briscoe definitivamente foi para o ataque em busca da liderança, porém Larson resistiu fortemente às investidas de Briscoe, em uma tentativa desesperado na penúltima volta, Briscoe acabou rodando sozinho, provocando mais uma amarela, fazendo a prova entrar em prorrogação, após os pits, Larson saiu na frente com Chastain em segundo e Logano em terceiro e Ricky Stenhouse Jr em quarto fechando a segunda fila.

A verde foi agitado novamente faltando duas voltas e Larson largou muito bem, porém Austin Dillon que tinha trocado 4 pneus veio igual foguete e passou Denny Hamlin, Logano e Ross Chastain, ao saírem da última curva em formação de four wide, Larson acabou tocando na traseira de Dillon que rodou e acertou o muro, envolvidos ainda neste acidente tiveram Logano, Kyle Larson, Ross Chastain, Cole Custer, Ricky Stenhouse Jr. Alguns deles ainda se mantiveram na corrida, mas sem condições de vitória. Mesmo tendo se envolvido no acidente, Ross Chastain incrivelmente era o segundo colocado, dividindo a primeira fila com Denny Hamlin.

Chastain ficou para trás, quem largou melhor foi Denny Hamlin que manteve a ponta mas muito pressionado por seu companheiro de equipe Kyle Busch, Kyle bem que tentou mas Denny Hamlin foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, conquistando assim sua primeira Coca-cola 600. Kyle Busch mesmo após todos seus problemas na corrida, uma rodada, ter ficado atrás por 3 voltas, um furo de pneu ainda terminou a prova em segundo, Kevin Harvick em terceiro, Chase Briscoe que também teve problemas na parte final terminou em quarto e fechando o top 5 da corrida Christopher Bell.

Compartilhe esse post:


Keko Gomes

Autor

Keko Gomes

TAGS:
nascarcup
nascar
joegibbs
toyota
camry
charlotte
cocacola600