ENDURANCE - FERRARI SACRAMENTA A POLE POSITION NO CENTENÁRIO DE LE MANS


Como tudo levava a crer, o retorno da Ferrari ao endurance mundial parecia guardar as cartas da escuderia para o melhor da festa, onde o time italiano que tem dois carros operados pela AF Corse, entrou em La Sarthe obstinada por um lugar ao sol no traçado francês.


Os dois carros da equipe mostraram-se ao longo das atividades preliminares para a corrida como os homens a serem batidos, cravando com mãos de ferro a pole position para a maratona motorizada que tem largada no próximo sábado.

O jovem piloto italiano Antonio Fuoco pareceu imbatível e, mesmo não começando a hiperpole na frente, tratou de tomar de assalto do seu companheiro de time Alessandro Pier Guidi o lugar de honra da largada com uma volta 3m22s982, quase oito décimos mais rápido que o segundo carro.

Mas Fuoco foi além: seu registro é quase um segundo e meio mais rápido que o carro #8 da Toyota, o terceiro colocado na hiperpole.

Nesta fase da competição e do campeonato, é sabido que a Porsche ainda não achou o acerto ideal do seu 963, porém o brasileiro Felipe Nasr operou um grande milagre na sessão de definição do grid de largada, levando o carro #75 ao quarto posto, ficando à frente do carro #7 da Toyota, que fecha o top 5.

A sessão que não contou com nenhum acidente, precisou ser interrompida momentaneamente devido ao fato do Cadillac #3 ter ficado parado na pista e iniciado um princípio de incêndio. Tão logo o fogo foi controlado e o carro recolhido, a sessão reiniciou, porém ninguém avançou em posições.

Na LMP2 tudo levava a crer que o brasileiro Pietro Fittipaldi da Jota Sports levaria a posição de honra da classe, dado seu forte ritmo na qualificação e nas demais sessões de pista, porém Paul Loup Chatin a bordo do carro #48 da Idec Sport, tomou a frente e não mais largou, fazendo a melhor volta em 3m32s932, deixando o brasileiro a menos de um décimo de segundos atrás, com o carro #41 da Team WRT fechando o top 3.

Apesar do resultado da sessão ter sido este, quem começou dando as cartas no treino foi Ben Hanley do carro #14 da Nielsen Racing, porém perdeu rendimento e acabou caindo para o sétimo posto da sessão.

Já na LMGTE Am a tão sonhada pole position do brasileiro Daniel Serra não veio desta vez, porém sua Ferrari 488 GTE EVO parece ser o modelo imbatível da corrida, dado que cinco dos oito carros que foram para hiperpole são deste modelo.

Apesar deste inicial domínio italiano, eles ficaram apenas com o terceiro posto da classificação, pois o imbatível mesmo foi Ben Keating com o seu Corvette C8.R #33.

O veterano piloto norte-americano não deixou pedra sobre pedra no traçado francês e abocanhou para si o triunfo inicial no centenário desta icônica prova, deixando o segundo colocado, o Aston Martin Vantage AMR #25 da ORT/TF Sports de Charlie Eastwood a quase quatro décimos de distância, com o carro #54 da AF Corse fechando o top 3.

Encerrou-se assim esta importante fase das 24 Horas de Le Mans, porém, como todos sabemos, trata-se de uma prova de longa duração (apenas para efeito de comparação, esta prova sozinha percorre quase a distância de 85% das corridas do calendário da Fórmula 1 deste ano!) e sendo assim, sair na frente é uma grande mostra de força, porém Le Mans guarda os seus segredos para a corrida, sobretudo, para as últimas horas.

Claro, fazer a pole position, ainda mais levando-se em consideração que se trata do centenário desta mágica corrida, é muito importante, porém há ainda uma distância muito longa para se percorrer até a vitória e esta, só veremos nos próximo domingo, depois de exaustivas 24 horas de corrida.

Sendo assim, que vença o melhor!

Fotos: Divulgação

Compartilhe esse post:


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
wec
endurance
lemans
lemans24
lasarthe
hiperpole
hypercar
lmp2
lmgte
ferrari
afcorse
idec
corvette